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Consultoria

 

O objetivo principal  de um processo de consultoria é auxiliar no planejamento de algum projeto, entendendo-se como projeto uma seqüência de atividades temporárias que têm o objetivo de fornecer um produto.

 

Na construção civil esse produto geralmente é uma construção, uma reforma, uma repaginação, uma manutenção ou até a elaboração de projetos (desenhos ou esquemas construtivos).  A maioria dos projetos contém conceitos, produtos físicos e eventos.

 

A consultoria visa auxiliar essas atividades de forma a planejar os custos e o tempo, fiscalizar execução, acompanhar a obra, planejar e liberar pagamentos e compras ou simplesmente opinar sobre alguma condição técnica além de avaliar os riscos envolvidos.

 

Os ganhos de um contrato de consultoria são enormes. O consultor tem a capacidade de apontar o melhor caminho para baratear uma obra e através de um planejamento arrojado e específico e um acompanhamento firme, diminui significativamente os riscos de insucesso do empreendimento.

 

 

 

Processos de Consultoria e Tarefas do Consultor

 

Eles organizam e descrevem o trabalho do projeto

 

Grupos de Processos do PMI: Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento

 

Iniciação: ocorre no início do projeto e confirma que um projeto deve ser iniciado. Concede aprovação para comprometer os recursos da Organização. Identifica os stakeholders (especialistas).

 

Planejamento: especifica os requisitos do projeto. Deve abranger todas as áreas do gerenciamento de projetos e considerar orçamentos, definição das atividades, planejamento do escopo, desenvolvimento do cronograma, identificação dos riscos, recrutamento da equipe, planejamento de aquisições.

 

Execução: abrange colocar os planos do projeto em ação. Utiliza o máximo de tempo e recursos do projeto. Os custos são mais altos nessa fase. Os consultores enfrentam os maiores conflitos em relação ao cronograma.

 

Controle: são feitas e analisadas as avaliações de desempenho, para descobrir se o projeto está de acordo com o plano. É possível que voltemos ao processo de planejamento para reajustar os objetivos analisados.

 

Encerramento: reúne todas as informações do projeto e armazena para referência futura. Serve para futuros projetos. Termina o contrato e a aceitação e aprovação formais são obtidas junto aos stakeholders.